Marcadores

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mundo Livre S/A Samba Esquema Noise (1994)




Esse é daquela série "Os discos que mudaram a minha vida". Samba Esquema Noise de 1994, faz parte de uma safra de bandas da geração dos anos 90 que reiventaram a música brasileira. O selo Banguela, ligado a Major Warner lançou muita coisa bacana nessa época. O selo era conduzido por Carlos Eduardo Miranda e pelos Titãs. Raimundos, Maskavo Roots, Graforréia Xilarmônica,Little Quail & the Mad Birds foram algumas das bandas lançadas pelo selo que oportunizou a estréia do Mundo Livre S/A com Samba Esquema Noise.

Uma das seminais bandas do movimento que entraria para a história da musica brasileira como Mangue Beat, o Mundo Livre S/A já contava com dez anos de estrada, e havia passado por várias reformulações. No início(meados dos anos 80) a banda tinha como proposta fazer um som punk, o que foi se alterando com o decorrer dos anos. A banda passa a acrescentar outros elementos em suas composições no início da década de 90, numa sonoridade definida pelo vocalista Fred 04 como "samba e punk-rock, resumido na equação Jorge Ben e Johnny Rotten no mesmo groove". Em 94 saiu o disco de estréia da banda, o clássico "Samba Esquema Noise", considerado por boa parte da crítica "disco do ano" e "disco da geração 90". O nome do disco faz referência a uma das maiores influências do grupo, o disco "Samba Esquema Novo" de Jorge Ben.

Como curiosidade vale lembrar que este disco conta com várias participações especiais distribuídas na maioria de suas trezes faixas, quem iam dos amigos e percussionistas da Nação Zumbi até a atriz global Malu Mader (em "Musa da Ilha Grande"). A faixa "Sob o Calçamento (Se Espumar é Gente)" se destacou neste prisma: traz participações de Gilmar Bola 8, Toca, Gira, Canhoto e Dengue (Nação Zumbi); de Paulo Miklos, Nando Reis e Charles Gavin (Titãs); do produtor Apolo IX; de Syoung; de Ligeirinho (Guanabaras); do percussionista James Müller; e, finalmente, do rapper Sérgio Boneka. Todos que visitavam o estúdio de gravação se ofereciam para deixar algo registrado na composição, até a elaboração do arranjo final, feita por Charles e Miranda. Também vale lembrar que Otto vazia parte da formação do grupo como percussionista até o segundo disco "Guentando a OIA".



Tive a oportunidade de entrevistar Fred 04 aqui na rádiocom em 2008, mais precisamente no dia 24 de junho, quando a banda passou pela primeira e única vez até o momento por aqui, em um show arrasa quarteirão no já finado bar Hora Extra. A entrevista que era pra ser um breve bate papo se estendeu por mais de uma hora e meia ininterrupta, onde Fred 04 falou sobre a história do grupo, a cena do Recife, a grande mídia e as grandes corporações que promovem o "arrastão global". O vocalista ficou impressionado com a rádio e durante o show revelou ser a rádiocom " a mais autêntica iniciativa de luta pela democratização dos meios de comunicação que eu já vi por esse Brasil...um salve".
De nossa parte fica um salve ao Mundo Livre por ser uma das bandas mais combativas e geniais do cenário nacional dos últimos 20 anos!!!



Clipe de Livre Iniciativa





Download de Samba Esquema Noise

Nenhum comentário:

Postar um comentário