Marcadores

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Discografia Marcelinho O'Rapper




Com muita satisfação que posto os dois discos lançados por Marcelinho O'Rapper. Marcelinho começou sua jornada na música muito cedo, discotecando em festas e bares que marcaram toda uma geração de Pelotas. No final dos anos noventa começou a elaborar seus primeiros versos e em 2001 lançou seu primeiro disco "A verdade em versos". Em 2008, já radicado em São Paulo, lança "No fino da Nova Bossa", disco com uma produção impecável. Em entrevista Marcelinho conta um pouco sobre sua trajetória e sobre a produção de seus discos.

MANHÃ CULTURAL ENTREVISTA – Marcelinho O’Rapper (por Danilo Ferreira) 02/2010





01 - Desde cedo tu teve um forte envolvimento com música, trabalhando na noite e tal... Conta como foi isso, e que influência(s) isso teve na tua carreira como MC?



R. É verdade, sempre teve muita música na minha casa. Logo aos 16 anos comecei a discotecar na noite, isso me proporcionou contato com diversos músicos, também sempre freqüentei shows dos mais variados estilos... Enfim, fui sacando como se fazia um trabalho com música, sonoridades, timbres e elementos a serem utilizados...

Na profissão de DJ (Rap, House e Trance, por ex.), se tem uma boa noção de tempo e compasso e isso, mais tarde, tecnicamente, me ajudou muito a lidar com loops, samples e combinações sonoras, bem como nas divisões dos versos em rima. Além disso, toda a carga cultural acumulada ao longo do tempo se transformou em fator inspirador, tanto em minhas letras, quanto no som propriamente dito.

Talvez, um dos fatores mais determinantes na minha escolha em fazer rap esteja lá em meados dos anos 90, quando através da internet tive a oportunidade de conhecer artistas que traziam outra abordagem em suas composições, postura alternativa em relação ao que se tinha na época nos, já consagrados, veículos de comunicação.

Essa postura ficou conhecida como “hip-hop underground” e concedeu ao bocado de gente boa se expressar sobre diversos assuntos, sem ser obrigatoriamente taxado de “duvidoso”.



02 - Como foram as produções dos teus discos?



R. Quando reuni minhas primeiras 11 faixas num trabalho intitulado “Marcelinho O’Rapper - A Verdade em Versos”, terminado e divulgado em 2001, eu contava com a habilidade do Dudu em manipular trechos e edições de áudio, era tudo bem simples, microfone de PC, gravação na sala à noite, e nenhum referencial muito adequado. Porém, o polido acabamento do simples foi sempre fator primordial pra nós e isso eu procurei aplicar no então, mais recente álbum, “Marcelinho O’Rapper - No Fino da Nova Bossa”, de 2008, onde empreguei todo o tratamento devido e possível a cada faixa.

O interessante nesse álbum é que produzi ele desde, uma bela caminhada em busca de um microfone condensador acessível, até a mixagem final, passando pelas cansativas gravações e garimpo sonoro, bem como pela elaboração completa da arte gráfica. Cabendo simplesmente a masterização em estúdio.



03 - Que grupos (ou artistas em geral) tu destacas hoje em dia no cenário nacional?



R. Destaque pra Hurtmold, Otto, Junio Barreto, Karina Buhr, Curumim, Leandro Sapucahy, Marcio Local, Tonho Crocco, Clube do Balanço... No rap, MouChoque, Fluxo, Brazilian Secret Service, Marcelinho O’Rapper... (rsrs).



04 - Há alguns anos tu deixaste Pelotas e foste pra São Paulo Babylon, como foi recebido teu

som em SP e como rolam os shows por aí?



R. Aqui existe um respeito muito grande com e pela a arte em geral e, no rap não é diferente. Tenho camaradagem, talvez e provavelmente críticos, mas tudo de uma forma muito sóbria, onde não sobra muito espaço pra desacordos. Quem fecha, fecha, quem não fecha procura seus iguais.

Pra fazer shows é necessário estar sempre produzindo, oferecendo algo novo, procurando novos locais, novos contatos... Uma mescla de correria e paciência...



05 - Agradecimentos:



Agradeço à RádioCom 104.5 FM, ao programa Manhã Cultural e ao Danilo pela força e oportunidade de estar junto no blog.



_____________________________________________________________________________

Baixe a Música Nova (2010):

Brazilian Secret Service feat. Marcelinho O’Rapper - Desde a Época do Hair

ou

http://www.mediafire.com/?jjmdzmtmd0h



Baixe o Álbum (2008):

Marcelinho O’Rapper - No Fino da Nova Bossa



Link:

http://rapidshare.com/files/150880727/Marcelinho_O_Rapper_-_No_Fino_Da_Nova_Bossa.zip.html



Contato:

marcelinhoorapper@gmail.com

http://www.myspace.com/marcelinhoorapper

http://www.facebook.com/pages/Showlivre/310192278144#!/profile.php?ref=profile&id=631491614



Quando ainda residia em Pelotas, fizemos muito barulho juntos. Aí vai uma recordação dos "bons tempos", num show realizado no Katangás Bar na ocasião do 5° aniversário da Freak Brotherz.


Download de A verdade em Versos(2001) http://www.zshare.net/download/72882240bae36b63/





Download de No Fino da Nova Bossa

Um comentário:

  1. "03 - Que grupos (ou artistas em geral) tu destacas hoje em dia no cenário nacional?

    R. Destaque pra Hurtmold, Otto, Junio Barreto, Karina Buhr, Curumim, Leandro Sapucahy, Marcio Local, Tonho Crocco, Clube do Balanço... No rap, MouChoque, Fluxo, Brazilian Secret Service, Marcelinho O’Rapper... (rsrs)."


    Porra, Mouchoque é demais! Curto muito o som desse cara! Se eu vejo na rua agarro logo sem pensar duas vezes

    ResponderExcluir