Marcadores

quinta-feira, 4 de março de 2010

Walter Alfaiate - Olha aí (1998)


O manhã cultural se despede da elegância e simpatia de Walter Alfaiate disponibilizando seu disco Olha Aí de 1998. Crédito para a querida colega Kátia Pereira, que produz e apresenta o programa Prato Cheio de segunda a sexta, das 12h as 13h aqui na rádiocom, que emprestou essa pérola para postagem.

Segue um pouco da história e trajetória desse nobre sambista, e uam matéria do jornalista Fernando Augusto sobre sua morte, postada no blog do Nassif.

Biografia

Nascido no Rio de Janeiro, iniciou o trabalho como alfaiate aos 13 anos, no bairro de Botafogo. Autodidata, compôs para blocos carnavalescos da região, como o Foliões de Botafogo e o São Clemente. Participou nos anos 60 de rodas de samba no Teatro Opinião e formou vários grupos, com destaque para os Reais do Samba e o Samba Fofo. Mesmo sendo um dos principais nomes do samba em Botafogo, que viria a se tornar o grande celeiro de compositores do gênero, o cantor e compositor só foi descoberto na década de 70, quando Paulinho da Viola gravou três de suas canções – "Coração Oprimido", "A.M.O.R.Amor" e "Cuidado, Teu Orgulho Te Mata". Brilhou como crooner da boate Bolero, em Copacabana, onde ficou conhecido como Walter Sacode, por interpretar com maestria o samba "Sacode Carola", de Hélio Nascimento e Alfredo Marques. Em 1982 foi convidado pelo parceiro e amigo Mauro Duarte a entrar para o G.R.E.S da Portela. Cultuado pela maioria dos sambistas do Rio de Janeiro, jamais foi reconhecido pelas gravadoras – com mais de 50 anos de carreira e com 200 sambas compostos, gravou apenas um disco, "Olha Aí", lançado em 1998 pelo selo Alma e produzido por Aldir Blanc e Marco Aurélio.
(Clique Music)



A morte de Walter Alfaiate
Por Fernando Augusto – RJ

Morre o sambista Walter Alfaiate aos 79 anos

Músico carioca estava internado há cerca de dois meses.
Ele sofria de enfisema pulmonar e ineficiência cardíaca.

O sambista carioca Walter Alfaiate, de 79 anos, morreu neste sábado (27), por volta das 17h, no Rio de Janeiro. O músico estava internado em estado grave há cerca de dois meses no Hospital da Lagoa, na Zona Sul da cidade. Ainda não há informações sobre a causa da morte.

Alfaiate sofria de enfisema pulmonar, ineficiência cardíaca, arritmia, insuficiência renal, gastrite e esofagite.

O sambista havia sido transferido para a unidade de saúde em dezembro. Ele estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Instituto estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, no Humaitá, também na Zona Sul, há quase um mês.
O corpo do músico deve ser velado na sede do Botafogo, em Botafogo, na Zona Sul.

Com mais de 50 anos de carreira, Walter Alfaiate compôs mais de 200 sambas.


Download de Olha Aí

Nenhum comentário:

Postar um comentário