Marcadores

sexta-feira, 5 de março de 2010

Relógios de Frederico - Cefalus Ne Esquentatum


Aí vai uma pérola da música independente gaúcha. Relógios de Frederico. Se tu espera algo convencional ao baixar este disco,nem perca seu precioso tempo. Relógios de Frederico é simplesmente inclassificável!!!
Segue o release(desatualizado, pois este disco, o 4° ainda não havia sido lançado).


A origem desta banda se situa entre 1997 e 1999.
Como?
De que jeito??
Da seguinte maneira: Hoje em dia, “A Banda dos Relógios do Frederico” é o que em outros tempos foram 3 bandas.

Em 1997 nascia em Porto Alegre a banda FASKNER, criada por Diego Silveira, um caçador incansável de palavras inexistentes, um amante dos encontros de consoantes. Esta banda fazia o que todas as bandas costumam fazer: gravava, ensaiava e apresentava. No entanto, o maior barato da FASKNER era justamente não ter o planejamento de o quê iriam tocar. A influência direta era, sim, os grupos de improvisação livre, o jazz e a música atual/atonal. Com a FASKNER, fizeram shows memoráveis dois grupos importantes no ândergráundi da cidade: 10KPNR e A Lavanderia Fantástica de Charlie Chan, idealizada pelo músico Jimi Joe.

Com praticamente os mesmos integrantes da FASKNER, poderíamos dizer, ali em uma manjedoura ao lado, nascia OS RELÓGIOS DE FREDERICO, em 1998. Muito preocupada em fazer música, mas também, com a mesma intensidade, preocupada em realizar sempre um grande “acontecimento”. Os shows da Banda dos Relógios, no princípio, precisavam ter participações de bonecos, de não-atores atuando, de televisão ligada, telão quando possível, gravações em off, sustos na platéia, tudo isso com muita informação, muita. A influência nos primeiros shows da banda era direta dos Happenings dos anos 60, em que quase tudo podia acontecer. Leonardo Boff, Mateus Mapa, Rodrigo Siervo, Cláudia Braga, Mariane Ramos e Fábio dal Molin são os mentores desta idéia inicial.





Prenhe desde 1996, e comprometida com as duas bandas anteriormente citadas, o alicerce musical para a banda CHUMBO GROSSO já vinha sendo construído. Como diz o nome, CHUMBO GROSSO nasceu uma banda densa, com muitos integrantes (a maior das 3, chegando a contar com 15 músicos no palco) valorizando muito o grupo dos metais, com dois cantores e com influência forte de Hendrix, Mutantes, Led Zeppelin, Beatles, JorgeBen. O compositor principal e realizador dos melhores almoços na casa do Seu Roque era Luciano Zanatta, na época em que deixava o curso de graduação em composição na UFRGS e iniciava o mestrado na mesma área.

O correr dos ponteiros foi aproximando os conceitos das bandas e, aos poucos, definindo a forma em que nos encontramos hoje: um grupo de 07 músicos/compositores, com muitas idéias, 3 discos lançados e participação em 3 coletâneas.

O lançamento do disco Chumbo Grosso (2003), oficializou a entrada do guitarrista/baixista Maurício Nader, fundador da banda Chumbo Grosso em 1999. Também, o lançamento do cd Faskner (2006), confirmou a entrada do guitarrista e produtor musical Gilberto Ribeiro Junior, integrado à banda desde 2003. Gilberto foi um dos produtores do disco, gravado em seu estúdio, o Mubemol.

Maurício Nader _ baixo
Luciano Zanatta _ sax alto
Leonardo Boff _ teclados
Diego Silveira _ bateria
Gilberto Ribeiro Junior _ guitarra
Mateus Mapa _ voz e flauta
Rodrigo Siervo _ sax tenor e voz





http://www.myspace.com/relogiosdefrederico
http://www.relogiosdefrederico.mus.br/




Download de Relógios de Frederico - Cefalus Ne Esquentatum

Um comentário:

  1. Grande presença.
    Alô, Manhã Cultural.
    Sou EEUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!
    Não sabia da chegada do nosso mais novo trabalho nos freedownloads.
    OK, tudo certo.
    Já baixei tanta música que este seria apenas um dever.
    Vai um abraço.
    ESTE DISCO SERÁ LANÇADO JUNTO COM A REVISTA O DILÚVIO NO MÊS DE MAIO.
    abraço
    Mateus Mapa

    ResponderExcluir