Marcadores

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010


Tonho Crocco - Teto Solar

Vocalista da Ultramen(que recentemente anunciou um pausa por tempo indeterminado),já a algum tempo vinha se apresentando com um repertório de clássicos do samba rock e mpb. A coisa foi amadurecendo e Tonho Crocco partiu para as composições próprias. O ep Teto Solar é primeiro fruto dessa fase. Disco excelente!

Segue o release do disco e na sequência a entrevista que realizei com Tonho C. por e mail...

Dezessete anos e cinco discos lançados com a banda Ultramen, um disco como vocalista do DeFalla, 500 shows com a banda Black Master (reggae, samba, funk, soul), criação da banda Casa da Sogra (pioneira no resgate do samba-rock gaúcho) e da big band Tonho Crocco & Brazilian Sound Machine, participação em coletâneas, CDs e DVDs de artistas como Nando Reis, Papas da Língua, Nitro Di, Da Guedes e Marcelinho da Lua.....
Tudo isso deu a TONHO CROCCO experiência, maturidade e a inevitável necessidade de mudança. Com a pausa nos trabalhos da Ultramen por tempo indeterminado, o cantor e compositor partiu para uma temporada em Nova Iorque, e o “auto-exílio” a que tinha se proposto acabou rendendo novos encontros musicais e um verdadeiro recomeço pessoal e profissional.
Em Manhattan, Tonho se apresentou no MI-5 Bar, tocando composições próprias e clássicos do samba e da bossa nova, com músicos brasileiros, cubanos, porto-riquenhos e norte-americanos. De lá seguiu para o Zinc Bar, Drom, Rose, Nublu e Rustik Tavern, com Cidinho Teixeira (pianista gaúcho que gravou com Tim Maia e hoje é radicado em Nova Iorque), Johnny Voltik and the Blackbirds, Mobius Collective, a funkeira capixaba Zuzuca Poderosa e os DJs Cassiano e Sujinho.....
O lado DJ, que TONHO CROCCO já havia experimentado em festas no Brasil, também fez sua história em solo norte-americano. Durante três meses, todas as terças-feiras, ele agitou o projeto Brazilian Modern Music no bar e restaurante Miss Favela.....
Toda essa movimentação na noite nova-iorquina levou Tonho a conhecer Simon Katz, ex-guitarrista do Jamiroquai e do Gorillaz, que o convidou para gravar em seu estúdio. O encontro deu origem ao EP Teto Solar, produzido por Katz em parceria com o saxofonista, flautista e produtor brasileiro Zé Luís Oliveira – que já trabalhou com Blitz, Ritchie, Caetano Veloso e Bebel Gilberto, entre outros.....

São quatro músicas inéditas, frutos da inspiração de TONHO CROCCO a partir da experiência fora de casa, com influências do samba, soul, afrobeat, swing e samba-rock. Fecha o disco um remix do DJ e produtor Chris Penny, de Chicago, que já está embalando as pistas de house music.....
Tudo isso tomou forma em um SMD (semi-metalic disc), mídia 100% nacional, que barateou a produção e, consequentemente, a venda do material. Qualquer pessoa pode adquirir Teto Solar por apenas R$ 5, direto no site www.tonhocrocco.com.




Entrevista para o manhacultural.blogspot.com (23/01/2010)

Manhã Cultural - Como e onde o disco foi gravado? Quem participa?

(Tonho C.) O Ep ''TETO SOLAR'' foi gravado entre os meses de agosto e outubro em New York no estudio ZL Music em processo digital Logic.
Foi produzido pelo Londrino Simon Katz (tocou guitarra no Jamiroquai e Gorillaz) e pelo Brasileiro Zé Luis Oliveira (saxofonista, flautista e produtor...Bebel Gilberto, Cazuza, Caetano e mais uma pá de gente boa).
Ficha técnica:
Tonho Crocco: Violão e Voz
Zé Luis Oliveira: Saxofone Tenor, Flauta e Percussão
Simon Katz: Guitarra e Baixo
Simone ‘’4MuLA’’ Giuliani: Teclados
Kenny Grohowski: Bateria
Zé Mauricio: Percussão
Duda Guedes: Percussão
Don Harris: Trompete e Flugelhorn.
Carlos Darci: Trombone
Carlos Almeida: Cavaco e Violão 7 cordas


Manhã Cultural - Como tem rolado os shows do trabalho solo? Sei que tu andou uma temporada fora do Brasil...o que rolou?
(Tonho C.) - Os shows estão bem legais. Toco minhas músicas novas, as minhas composições da Ultramen (dívida, santo forte, peleia...) e a 3a parte são os clássicos (a meu ver) da música Brasileira: Tim Maia, Jorge Ben, Lupicínio Rodrigues, Bedeu, Pau Brasil e Luís Vagner.Quem me acompanha na banda é Gelson Ribeiro(baterista excepcional de Pelotas), Everton Velasquez (baixo) e Marco Farias (teclados).

Após a parada da Ultramen em abril de 2008, fiz um auto-exílio de 6 meses em NY. Fiz 9 shows, discotequei num bar 3 meses, estudei inglês e gravei um Ep com 5 faixas. Tá bom, né?


Manhã Cultural - Tem previsão de lançar mais faixas? Lançar um disco ?
(Tonho C.) Se tudo der certo, ainda em 2010 eu lanço meu album, pois o Ep foi uma prévia do que está por vir. Não sei quanto ao número de faixas, mas quero a mesma duração de um vinil, que é aproximadamente 45 minutos. Em junho embarco numa tour de 3 meses na Europa. Já tenho alguns shows marcados em Londres ( Favela Chic) , Barcelona e Paris. Amo meu país mas uma das coisa mais legais na vida é poder viajar para outros lugares. Tocando música? Melhor ainda!


Era isso camarada!Um grande abraço e muito sucesso!

Download do Ep Teto Solar

Clipe de Teto Solar

Nenhum comentário:

Postar um comentário