Marcadores

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Bersuit Vergaravat (AR)


Conheci o Bersuit no V Fórum Social Mundial, banda Argentina com um som potente mescalndo rock e influências locais, com muita acidez e irreverência. Fizeram uma versão do clássico de Cazuza "El tiempo no para", me recordo que a argentinada foi a locura nesse momento do show. Me impressionou que uma banda tão conhecida na argentina fosse praticamente desconhecida dos brasileiros. Por essas e por outras que acho importante ter um espaço para conhecer e divulgar bandas e artistas latinoamericanos no Manhã Cultural. O momento de integração é sempre a última faixa de cada programa. Bersuit se tornou uma banda recorrente na rádiocom.

Essa faixa que da nome ao disco de 2007, De Ahy Soy Yo, mostra que os caras se engajaram na luta contra as nocivas monoculturas de euclipto e contra as papeleiras. Essa luta é muito presente aqui na rádiocom. Após a "crise" as empresas deste setor deram uma recuada. Mas o perigo ainda é real. A grande mídia comprada fez questão de associar esse projeto de "desenvolvimento da metade sul" com a geração de empregos, tecnologia e etc...o fato é que como mostra no clipe os danos ambientais e sociais são irreparáveis, principalmente se comparados com a geração de empregos que é mínima. Quem quiser saber mais sobre os DESERTOS VERDES acesse o link do youtube CRUZANDO O DESERTO VERDE .

Indico também o blog da ONGCEA coletivo pela sustentabilidade.



Biografia
Bersuit Vergarabat é um grupo de rock da Argentina famoso por unir o rock, com ritmos latinos como a cumbia, a chacarera ou o candombé. Suas letras são carregadas de críticas ao sistema político e à sociedade.

História

A banda se formou em 1992, e, atualmente, seus integrantes são: Gustavo Cordera(voz), Juan Carlos Subirá (teclados, acordeom e voz), Carlos E. Martín (bateria e percussão), Oscar Humberto Righi (guitarra),Rene Isel “Pepe” Céspedes (baixo e voz), Daniel Suárez (voz e coros), Alberto Verenzuela (guitarra), e Germán “Cóndor” Sbarbatti (voz, coros e charango); em formações anteriores participaram também Charly Bianco (guitarra e voz) e Rubén Sadrinas (voz).

Em homenagem aos internos da residência psiquiátrica do Hospital Municipal José Tiburcio Borda de Buenos Aires, vestem sempre em cena o pijama que os distingue; a difundida história da internação de Cordera no mesmo é uma lenda urbana, porém a afinidade da banda com os fenômenos da loucura e da marginalidade é inegável.

Estão fortemente vinculados ao produtor Gustavo Santaolalla, um dos grandes do rock em espanhol ou latino, com quem trabalham desde o LP Libertinaje.

Entre seus maiores sucessos, se destacam: “El Tiempo no Para” (Cazuza),”Yo Tomo”, “Se viene”, “Señor Cobranza” (cover de Las Manos de Filippi), “La argentinidad al palo” e vários outros.


Um de suas músicas, El Tiempo No Para do álbum Y Punto… (e gravada ao vivo em De la Cabeza), é uma versão de O Tempo Não Para, do músico brasileiro Cazuza.

No dia 12 de maio de 2007 tocaram no estádio do River Plate frente a 66.000 pessoas. O estádio estava praticamente cheio. No segundo semestre de 2007, lançaram se novo CD que será apresentado na Espanha. Este novo álbum leva o nome “De ahí soy yo”.

O vocalista do Bersuit tem um blog bem interessante que recomendo:
http://juansubira.blogspot.com

http://www.bersuit.com

O disco ainda não está disponibilizado aqui no manhã cultural...mas em breve estará, por enquanto divirta-se e reflita com o clip "De ahí soy yo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário